Que número calço?

Que número calço?
Em todo o mundo existem muitas numerações diferentes para calçado, o que torna complicado comprar sapatos sem os estar a experimentar, embora todas as lojas de venda on-line ofereçam a possibilidade de troca.
Para saber que número calça basta medir o seu pé e consultar as tabelas para saber qual o número, de acordo com a numeração dos fabricantes.
Não existe uma uniformização das medidas exactas adoptadas pelos fabricantes, não existindo uma tabela oficial. As tabelas apresentadas são uma compilação de informação servindo apenas como referência, sem caracter vinculativo. Em caso de dúvida, deve sempre entrar em contacto com o vendedor/fabricante para esclarecimento concreto acerca do calçado que pretende comprar.

Tabelas:

Como meço o meu pé?
É sempre preferível medir os seus pés ao final do dia, altura em que estarão mais inchados. Deve sempre medir os dois pés e usar a medida maior.
Se tiver ajuda de alguém, aconselha-se que faça a medição de pé, se não, poderá fazê-lo sentado, exercendo alguma pressão para que fiquem bem assentes no chão.
A medição pode ser feita de duas formas:
– desenhando o contorno dos pés numa folha de papel e medir com uma régua a distância entre o calcanhar e o dedo grande no desenho;
– encostar duas caixas, uma ao dedo grande e outra ao calcanhar, e medir com uma régua a distância entre as duas.

Que número devo encomendar?
Com a medida dos seus pés em centímetros, basta consultar as tabelas apresentadas e apurar o número a encomendar.
O número a encomendar depende também do tipo de calçado e da estação do ano a que se destina.
No inverno é habitual o uso de meias mais grossas, sendo aconselhável encomendar tamanhos maiores, enquanto que para calçado mais ligeiro será suficiente o número apurado com a medição.
Habitualmente o número das botas é maior que dos sapatos. Assim, se calça o 41,5 de sapato, deve comprar o 42 para botas.

Ficou apertado?
Alguns modelos, normalmente os ténis têm uma palmilha que pode ser removida ou substituída por outra mais fina.
No calçado de pele é expectável que alargue um pouco com o uso, no entanto, poderá levá-los a um sapateiro que os alarga colocando-lhes uma forma própria no interior por umas horas. Isto é particularmente útil quando fica apertado apenas na largura estando o comprimento correcto.
Se estiver apertado no comprimento é preferível proceder à sua troca pelo número acima.

Ficou grande?
Experimente calçar umas meias mais grossas ou coloque uma palmilha extra.

Bookmark/FavoritesPartilhe

4 Comments

  1. Isso está errado, no Brasil eu não calço 33

  2. Correto, 26cm equivale no Brasil a numeração 40.

  3. Do you have any video of that? I’d love to find out some additional information.

  4. Pergunte ao seu professor de matemática ou leia sobre a história e descobrira que o número que você calça é medido por grãos de cevada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>